A IMPORTÂNCIA DO ENGENHEIRO CIVIL E O “BARATO QUE SAI CARO”.
- Renan Siqueira

- 20 de abr. de 2021
- 2 min de leitura
Para construir um imóvel ou fazer uma reforma, a contratação de um Engenheiro devidamente habilitado pelo Crea – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia - é obrigatória, pois é ele quem vai garantir a qualidade, segurança e a viabilidade de seu empreendimento!

Toda obra, construção ou reforma, está sujeita a um alvará de construção emitido pela prefeitura do seu município e para que esse documento seja liberado, é necessária a contratação de um profissional Responsável Técnico que possua registro no Conselho de Classe, no caso da Engenharia, quem define essa atribuição é o sistema Confea/Crea.
O engenheiro é obrigado a emitir um documento denominado ART -Anotação de Responsabilidade Técnica - que, além de outras informações, deverá constar o local da obra, contratante, proprietário, valores etc. e é ele quem se responsabiliza pelo serviço prestado.
Um estudante, por melhor que seja seu desempenho na faculdade, desenhistas e quaisquer outros profissionais sem formação superior em curso reconhecido pelo sistema Confea/Crea não podem emitir essa ART e com isso o proprietário fica sem o devido respaldo para a segurança de sua relação com quem está executando o serviço, além de estar infringindo a legislação estando dessa forma sujeito às sanções administrativas como pesadas multas, embargos e até mesmo a interdição.
Se o responsável técnico não for contratado, além de estar infringindo leis, o proprietário poderá responder civil e criminalmente por qualquer acidente ou irregularidade que possa ocorrer no local da obra.
O engenheiro estrutural dimensionará todos os elementos que compõem um sistema de estruturas como, por exemplo, sapatas, pilares, vigas e lajes e de forma a certificar que os mesmos serão executados seguros e econômicos. O Engenheiro de Execução (que pode ser ou não o mesmo que fez o projeto) terá a função de acompanhar e vistoriar esses elementos pois ele é quem detém o conhecimento prático e teórico para tal responsabilidade.
CONTRATAR UM ENGENHEIRO SAI CARO?
O custo pode variar entre profissionais, porém, independente dos valores contratados, trabalhar com um projeto desenvolvido e dimensionado por um Engenheiro habilitado será sempre mais recomendado do que confiar apenas na experiência de profissionais sem a devida formação acadêmica, pois o risco dos elementos ficarem superdimensionados é infinitamente maior e o cliente acaba pagando sempre mais caro, fora os casos em que pode ocorrer o subdimensionado colocando muitas vidas em risco.
Não desmerecendo o serviço de nenhum profissional, mas em uma execução cada um tem a sua função e um Engenheiro Civil Responsável Técnico é imprescindível em qualquer tipo de obra.
O custo nunca será alto, levando em consideração os benefícios que esse profissional irá trazer para seu empreendimento.


Comentários